FAMÍLIA MARINS

FAMÍLIA MARINS
Joel Marins e Michele Marins

Rádio Web IBRAD

sexta-feira, 30 de maio de 2014

UM AROMA PRECIOSO João 12:3

UM AROMA PRECIOSO
João 12:3
3 - Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
É uma planta da família das gramíneas, que pode crescer até 1 metro de altura e que apresenta flores brancas e cor de rosa em forma de sino.
A palavra nardo também ser sinônimo de perfume, porque o óleo aromático é usado para fazer perfumes.
O bálsamo de nardo também tem várias propriedades medicinais, sendo usado no tratamento da pele (possui propriedades anti-inflamatórias, fungicidas e bactericidas), para tratar dor de angina, varizes ou hemorróidas. Além disso, também tem um efeito sedativo, sendo usado como calmante. Também possui características antissépticas, sendo usado para tratar problemas no sistema digestivo e respiratório.
Nardo na Bíblia
Na Bíblia, os óleos eram usados para ungir uma determinada pessoa, normalmente com o objetivo de atribuir autoridade a uma pessoa que vai exercer alguma função, como um rei ou um profeta, por exemplo. Além disso, a unção com um óleo também ocorria quando alguém necessitava de cura.
A expressão fazer descer o nardo pode significar ungir alguém com esse óleo.
O episódio mais conhecido com o óleo de nardo ocorreu em João 12:3: Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.
No capítulo 14 de Marcos, é mencionado que o frasco de perfume em questão custava 300 denários, quantia que correspondia aproximadamente a 300 dias de salário, o que significa que era um óleo muito caro.
ESSA HISTÓRIA ME CHAMA MUITO A ATENÇÃO, AO LER EU CONSIGO VER TODA A CENA, PORQUE MUITAS VEZES VEJO ESSAS COISAS NOS DIAS DE HOJE.
A GRATIDÃO DE UMA PESSOA NÃO É EXPRESSA COMO SE FALA E SIM COMO SE AGE.
Joel Marins

Essa Maria era a irmã de Lázaro, e isso aconteceu depois que Jesus tinha ressuscitado a Lázaro. E na época esse óleo era muito caro, mas ela não tinha Jesus apenas como um amigo, além disso, ela (Maria) o reconhecia como seu Senhor.
MAIS UMA VEZ MARIA ESCOLHE A MELHOR PARTE,(Lucas 10:39) ESTAR PROXIMO AO SEU MESTRE, COMO EU VEJO ESSA HISTÓRIA SE REPETINDO NOS DIAS DE HOJE? – QUANDO MUITAS PESSOAS NÃO SE PREOCUPAM COM O QUE VAI OFERECER PARA O SENHOR, MAS SE IMPORTA DE AGRADAR A ELE, JESUS CONTINUA NO NOSSO MEIO AINDA HOJE, MAS POUCAS PESSOAS CONSEGUEM RECONHECER ISSO.

NÃO É A PRESENÇA QUE TORNA REAL ALGUMA COISA, MAS A CERTEZA DE SUA EXISTÊNCIA.
Joel Marins

O que ganha importância nessa história não é o ato de Maria ter se lançado aos seus pés, mas, pois ela já tinha feito isso outra vez quando ele tinha ido à casa de Lázaro para ensinar,(Lucas 10:39-42) e Marta continuava a Fazer os afazeres da casa. Mas o que eu quero chamar sua atenção é para a fragrância que foi usada nessa cena.
ELA ESCOLHEU OFERECER O SEU MELHOR PARA AQUELE QUE LHE DEVOLVEU O BEM MAIS PRECIOSO QUE ELA TINHA, (SEU IRMÃO LÁZARO) PELA NARRATIVA DA HISTÓRIA ENCONTRAMOS SEMPRE OS TRÊS IRMÃO NA CASA, E COMO NAQUELA ÉPOCA A MULHER NÃO TRABALHAVA O SEU IRMÃO ERA O SUSTENTO DA CASA. MAS TAMBÉM PODEMOS DEDUZIR QUE ELES NÃO ERAM DE UMA FAMÍLIA POBRE, PELO FATO DELA TER EM CASA UM VASO DE ALABASTRO DENTRO DE CASA COM O NARDO DENTRO DELE QUE ERA MAIS OU MENOS UM ANO DE TRABALHO PESADO.
MAS EXISTEM ATITUDES DE FAZEMOS DIANTE DE DEUS QUE ECOA POR TODA A ETERNIDADE.
Esse texto de João 12 conta a história de Maria Irmã de Lázaro e de Marta que o Senhor Jesus resolve visita-los à 06 dias antes da Pascoa e Maria toma a decisão de lhe oferecer o nardo, a atitude de Maria foi tão impactante que essa história percorreu pela vizinhança ao ponto de outra mulher fazer o mesmo na presença dele mas de uma forma diferente.
Marcos 14:3-9
3 - E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.
9 - Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.
ISSO ACONTECEU DEPOIS DO ATO QUE MARIA IRMÃ DE LÁZARO TINHA FEITO, ESSA OUTRA MARIA FEZ ISSO A DOIS DIAS ANTES E JESUS FALOU A MESMA COISA PARA AS DUAS QUE ELAS ESTAVAM O UNGINDO PARA A SUA SEPULTURA, MAS A ESSA OUTRA MARIA ELE DEIXOU UM LEGADO: QUE ESTÁ EM “MC 14-9”
O MAIS IMPORTANTE É FAZER ALGO PARA DEUS E SE ESPALHAR PELA ETERNIDADE.
MATEUS 26:13

ELA DEMOSTROU O QUANTO O AMAVA, E O QUANTO ELE ERA VALIOSO PARA ELA. MARIA QUIS DIZER PARA ELE ATRAVEZ DE SEUS ATOS QUE O VALOR QUE A PRESENÇA DE JESUS NÃO SE COMPARAVA A UM ANO INTEIRO DE TRABALHO PESADO, E QUE ELE ERA MUITO MAIS VALIOSO PARA ELA DO QUE UM SIMPLES E CARO PERFUME DE NARDO PURO.
MAS COMO ELA NÃO SABIA COMO AGIR NA PRESENÇA DE JESUS, ELA SABIA QUE TINHA QUE FAZER ALGO. A SUA INTENÇÃO ERA FAZER O MELHOR PARA ELE, PARA CHAMAR SUA ATENÇÃO, ENTÃO ELA PEGOU O MELHOR QUE TINHA EM SUA CASA, E LEVOU A PRESENÇA DE JESUS, EM FORMA DE GRATIDÃO, E ELA SABIA O VALOR QUE AQUELE NARDO TINHA, E QUE SE USA PARA UNGIR ALGUEM QUE ERA AUTORIDADE DIGNA DE SER UNGIDA.
PRA ELA, NÃO ERA SUFICIENTE VERBALIZAR O SEU AMOR, ELA PRECISAVA LHE OFERECER UMA OFERTA A ALTURA. TALVEZ ELA TENHA PENSADO E PLANEJADO LHE OFERECER O NARDO, PORQUE ELA SABIA QUE ERA A ÚNICA COISA QUE ELA TINHA QUE CHEGASSE AO MENOS UM POUCO A ALTURA DE JESUS. UMA OFERTA DIGNA.
UMA OFERTA QUE CHEGASSE A ALTURA DO SEU AMOR POR ELE.
CONCLUSÃO:
TEMOS QUE SER COMO O NARDO PURO, QUE AO CHEGAR SE ESPALHE O CHEIRO POR TODA A CASA, O BOM CHEIRO DE CRISTO, QUE SOBE ATÉ AS NARINAS DE DEUS COMO CHEIRO SUAVE.

II Corintios 2:14-16
Pr. Joel Marins