FAMÍLIA MARINS

FAMÍLIA MARINS
Joel Marins e Michele Marins

Rádio Web IBRAD

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Moisés e Jesus (simbologias e semelhanças)

Simbologia entre Moisés e Jesus, o mundo e o Egito.

Moisés e Jesus (simbologia de semelhança)

É muito comum na Bíblia encontrar “Simbologia” textos que estão relacionados a Jesus, como por Exemplo: O pão da vida, A porta, O caminho, O verbo A pedra de Esquina etc. no começo de Gênesis vemos em um dos textos Deus preparando sua vinda logo a pós a queda do homem
(Gênesis 3:15) -  E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Esta semente que iria sair da mulher, Deus estava falando de Jesus, que iria vir ferir a cabeça da serpente e a serpente o calcanhar de Jesus. (Quem fere a cabeça vence e quem fere o calcanhar só apenas machuca).
Jesus foi mencionado pelos Profetas que vieram antes dele pra falar sobre ele, a esperança de Israel, o libertador, o salvador, o MESSIAS.
Antes de o povo ter Jesus como MESSIAS teve outro homem que veio antes dele que também assumiu o papel de MESSIAS, foi o PRIMEIRO homem que Deus usou pra fazer milagres, seu nome era MOISÉS. Todos já conhecem a história desse homem fascinante, mas eu queria chamar sua atenção para a semelhança entre Jesus e Moisés. Mas, para isso tenho que voltar um pouco antes da história de Moisés e contar como o povo de Israel (Jacó) ficou Escravo no Egito.
Creio que todos já conhecem a história de um jovem chamado JOSÉ, filho de Jacó (Israel) como sua amada esposa Rebeca. José era um jovem cheio de Sonhos, Mas não eram seus Próprios sonhos, ele tinha uma visão ampla de que Deus Preparava seu futuro, e ele Precisava VIVE-LO.
*      (se você quer saber mais sobre a história de José do Egito, leia nesse blog a ministração A SALVAÇÃO DA MINHA FAMÍLIA ATRAVEZ DE MIM) 
José se torna Governador do Egito, Logo o sonho do faraó começa a se realizar, e toca a região que seu pai morava começa a ficar em estado de calamidade, e José os traz para o Egito para viver uma boa vida, Logo José fala com o faraó para que seus parentes vivam suas vidas cuidando de seus próprios bens. (Gênesis 47:1 ao 4 - 11) e o povo viveu nas regiões de Gósen, mas no passar dos anos a fome aumentou em todas as regiões do Egito e o povo foi vendendo suas terras por troca de semente e logo depois trocou seus serviços por comida.
 (Gênesis 47:19) -  Por que morreremos diante dos teus olhos, tanto nós como a nossa terra? Compra-nos a nós e a nossa terra por pão, e nós e a nossa terra seremos servos de Faraó; e dá-nos semente, para que vivamos, e não morramos, e a terra não se desole.
E o povo logo depois de tudo isso, se torna escravo do Egito, mas José faz uma oração por seu povo e diz que Deus vai enviar, levantar uma pessoa pra os tirar da terra do Egito e levar para a terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó, ele (José) estava falando de MOISÉS          que anos mais tarde Deus o livraria das mãos do faraó para ser o primeiro MESSIAS da história do povo de Israel (Jacó) 
(Gênesis 50:24-25) - E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó. E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.
Quando José fez essa oração, e quando ele usa essa palavra CERTAMENTE é dando a certeza de que Deus ouviria sua oração, pois Deus sempre ouve o clamor de um justo. “DEUS OUVE SUA ORAÇÃO” (Tiago 5:16) -  Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Deus começou a preparar a vinda daquele que concretizaria o ultimo pedido de um justo, “José” Deus através de sua oração traz a existência aquilo que não existe para fazer verdade sua oração.
v  NUNCA SUBESTIME O PODER DA ORAÇÃO.
Até que um dia Faraó manda mantar todos os filhos homens nascidos das hebreias
(Êxodo 1:22 -  Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida). Satanás sempre tentou acabar com essa nação (o povo de Deus) e principalmente os que se levantam como messias. (Salvador, Libertador) podemos fazer uma simbologia do que aconteceu com o nascimento de Moisés e Jesus, quando Jesus veio a nascer outro homem se levantou para tentar tirar a vida do Messias. (Mateus 2:13 -  E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar). Quando satanás ficou sabendo que iria nascer um que libertaria o povo não mais do cativeiro e sim do pecado ele tenta mais uma vez tirar a vida daquele que se levanta para libertar o povo, mostrar-lhe a verdade (Jesus cristo) = (Salvador Escolhido).
*       Moisés escapou da morte pela vontade de Deus para salvar o povo da escravidão do Egito.
*       Herodes não conseguiu matar o menino Jesus por causa da Intervenção de Deus, para libertar e salvar o seu povo eleito da escravidão do pecado e do mundo.
“Simbolicamente, o Egito representa o Mundo, e Israel representa o Povo de Deus.”
O engraçado é ver que o tratamento que o povo de Deus (Israel) recebeu no Egito não é diferente do que recebe no Egito de Hoje. (Mundo)
                Como o Egito mudou seu tratamento com Israel, antes o que era benção se tornou em maldição em poucos anos, porque entre o mundo e o povo de Deus nunca houve paz e nunca terá até Jesus Voltar.
Assim como Deus planejou a vinda de Moisés para libertar o seu povo do Egito (MUNDO) Deus, 
Após a queda do Homem (Adão e Eva) planeja a vinda de seu filho para redimir a humanidade do pecado e do juízo. (
Gênesis 3:15)
Deus usou Moisés para libertar o povo do Egito pela graça, através do sacrifício do cordeiro (Espirito de morte – ultima praga) quando Deus manda Jesus é para ele ser o próprio cordeiro que tira o pecado do mundo. (João 1:29 -  No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo).
Quando Moisés tinha 40 anos recusou pela fé ser chamado de filho da filha do faraó, preferindo assim ser maltratado com o seu povo (os Hebreus) do que aproveitar o pecado por um pouco de tempo.
                Moisés renunciou tudo para depois ser o salvador de Israel da terra do Egito. 

Ninguém pode ser usado por Deus se não renunciar
 a vida de Pecado. É preciso abrir mão do mundo para ser lembrado por Deus e pelo povo.
Joel Marins

Logo depois da renuncia de Moisés, ele teve que ser treinado. Moisés teve que se preparar para fazer a vontade de Deus.
Moisés passou por duas fazes de treinamento.
1º - 40 anos no Egito – Aprendeu a ser Valente e Corajoso, Ciências, Astrologia, Matemática, Arquitetura etc. Ele teve uma boa escola para aprender a tudo isso, é a primeira fase: conhecimento Humano.
2º - 40 anos em Midiã: Aprendeu a Ser Manso e Humilde, ter responsabilidade pessoal, constituir família, Assumir a responsabilidade, e o principal, Comunhão com o Deus vivo. (Conhece-lo)

O Homem que faz grandes coisas por Deus é um homem bem preparado.

 A coragem e a valentia de um homem sem a mansidão e humildade lhe deixam arrogante. 
 Joel Marins

Jesus, mesmo sendo Deus passou por um tempo de treinamento, e foi o próprio espírito santo que o levou para ser tentado (toda tentação é a fase de treinamento) não que ele precisasse ser treinado, mas como ensinamento para nós e por aceitação de seu povo.
Podemos ver um Moisés diferente depois de seu treinamento, mais preparado e pronto para ser usado por Deus. Mas infelizmente o seu povo (Israel) lhe rejeitou.
                Vemos também a figura de Jesus que voltou para o seu povo (os Judeus), mas eles o rejeitaram. (João 1:11 -  Veio para o que era seu, e os seus não o receberam).
*       Moisés depois que foi rejeitado pelo seu povo encontrou uma mulher. (Gentia)
*       Jesus quando foi rejeitado pelo seu povo (os Judeus) foi achado por uma noiva.  (Gentia que somos nós os não Judeus). 
(Isaías 65:1) - Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.
(Romanos 10:20) -  E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam.

Tudo na vida de Moisés e de Jesus me fascina muito, mas o que me chama muito a atenção são a obediência e o Amor que eles tiveram pelo seu povo, o desejo de vê-los libertos, Rejeitaram suas vidas de conforto e luxo para se tornar iguais ao seu povo só para salvar cada um deles.

                               Moisés rejeitou tudo o que tinha no Egito.
                               Jesus Rejeitou toda sua glória no Céu.

Moisés não aguentava ver o seu povo sofrer.
Jesus ouviu o clamor de seu povo e se fez EMANUEL.

 Moisés não aguentou a murmuração de seu povo
Jesus não abriu a sua boca para salvar seu povo.

*       O desejo de Moisés e de Jesus de ouvir sempre a voz de Deus era o segredo de sucesso de suas obras, de uma coisa estou certo, Deus usa aqueles que se dispõe a ir fazer sua vontade sem olhar para traz, e que não importa qual seja a oferta de Deus longe dele, nada substitui sua PRESENÇA.